Uso de coleira antilatido, que dão choque, pode ter comercialização proibida em Mato Grosso do Sul

Uso de coleira antilatido, que dão choque, pode ter comercialização proibida em Mato Grosso do Sul
Foto Ilustrativa

Na sessão desta terça-feira (6), da Assembleia Legislativa, o deputado Lucas de Lima (Solidariedade) apresentou Projeto de Lei que proíbe a fabricação, comercialização e o uso de coleiras antilatido com impulso eletrônico, em Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A proibição de comercialização abrange também o comércio digital.  O uso deste tipo de coleira configura maus-tratos e acarretará ao tutor do animal a imposição de proibição da guarda, multa e reclusão, nos termos da Lei Federal 9.605/98. Já quem fabricar ou comercializar as coleiras antilatido terá o produto apreendido, posteriormente cassação da inscrição estadual da empresa e multa. 

O deputado Lucas de Lima justifica sua matéria. “Para assegurar que o uso das coleiras de choque seja efetivamente extinto, é necessário proibir a fabricação e a comercialização em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, impedindo a circulação deste artefato por qualquer meio”, destacou o autor do projeto de lei.