deputado ignora massacres e se preocupa com banheiro unissex em MS

 deputado ignora massacres e se preocupa com banheiro unissex em MS
Deputado estadual João Henrique Catan levanta pauta contra algo nunca implantado em MS - Crédito: André de Abreu

Entre trotes de massacres, apreensão de armas e confrontos entre alunos e professores nas escolas de Mato Grosso do Sul, além dos atentatos em outros estados, o deputado estadual João Henrique Catan (PL) está preocupado com banheiros unissex.

Em projeto apresentado na última quarta-feira (5), após o massacre em São Paulo, ele planeja proibir a instalação e a adequação de banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex ou multigêneros, nas escolas públicas e privadas do Estado.

Catan justifica a suposta importância da separação dos banheiros e vestiários em escolas, quando casos acontecem em várias escolas - e casas - mesmo no sistema vigente (leia aqui aqui). 

"O objetivo é proteger crianças e adolescentes de exposição de sua intimidade e possíveis constrangimentos e eventuais abusos no uso do sanitário, garantindo a segurança deles, pois os modismos ideológicos não podem se sobrepor à segurança das crianças e adolescentes, que são o grupo mais vulnerável", alegou.

A matéria segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se for considerada constitucional, será votada pelos deputados e encaminhada ao governo para avaliação final.

Mas fica um questionamento: ao invés de proibir um banheiro unissex, não é mais importante garantir que todas as escolas tenham banheiros com acessibilidade?

E, se for o caso, que tal apenas acrescentar um banheiro para as pessoas que se identificam com gênero diverso ao biológico? Pode ser uma solução bem mais simples [a um tema que nem passa perto das prioridades atuais].

Além disso, a maioria dos banheiros familiares é unissex, vamos colocar uma nova regra para as futuras obras?

Publicado:  www.topmidianews.com.br