Promotor sugere suspensão da revisão salarial dos servidores

Promotor sugere suspensão da revisão salarial dos servidores
O titular da Promotoria de Justiça de Ribas do Rio Pardo, George Zarour Cezar,
Promotor sugere suspensão da revisão salarial dos servidores
Promotor sugere suspensão da revisão salarial dos servidores
Promotor sugere suspensão da revisão salarial dos servidores

O titular da Promotoria de Justiça de Ribas do Rio Pardo, George Zarour Cezar, esteve na Câmara Municipal nesta terça-feira (02/02) para dialogar com os vereadores e o prefeito a respeito da revisão salarial de 4,24% concedida aos servidores públicos para 2021.

As leis 1.180 e 1.181/20, referentes aos funcionários do Executivo e Legislativo, respectivamente, determinam correção salarial pelo índice oficial da inflação. No entanto, esbarram na Lei Complementar Nacional 173/20, que renegociou as dívidas e deu contrapartida financeira a estados e municípios durante a pandemia da Covid-19 em troca da proibição de reajuste na remuneração de servidores.

“A reivindicação é justa. Eu sou servidor público de carreira e defendo a classe. Há, porém, um choque de entendimento entre leis de esferas diferentes. Com isso, até que haja uma decisão a respeito, estamos em uma celeuma. Para evitar crime de responsabilidade, minha sugestão é a suspensão dos efeitos das leis municipais até que seja feita, ao menos, uma consulta ao Tribunal de Contas”, disse o promotor.

Vereador Tiago do Zico Presidente da Câmara

O presidente Tiago do Zico (PSDB) já fez o pagamento de janeiro sem adicionar os 4,24% da revisão. O prefeito João Alfredo (Psol) disse que também não vai aplicar o índice até que haja um respaldo judicial.

“Nossa vontade sempre foi de pagar, mas, se a gente paga, daqui a um tempo pode vir uma decisão contrária, com a Justiça mandando devolver tudo. E é o servidor que vai ter que tirar do seu bolso para devolver. Chegamos à conclusão de que é melhor esperar a Justiça decidir. Caso a decisão seja de pagar, pagaremos retroativo com os devidos juros e correção para todos os servidores da Câmara”, disse Tiago.

Vereadora Tania Ferreira de Souza (SL)

Além do promotor, do presidente e do prefeito, participaram da reunião os vereadores: Ataíde Feliciano (PSC), Edervânia Malta (DEM), Luiz do Sindicato (MDB), Missionária Rose Pereira (Psol), Nego da Borracharia (PSD) e Tania Ferreira (Solidariedade). A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Ribas (Simted), Teresinha Liguizamon, também esteve presente, concordando que o melhor é aguardar a manifestação da Justiça.

 

 

Assecom.